
Depoimentos pessoais, relatos de experiência, impressões e opiniões sobre nossos treinamentos.
Daniela Goñi Coelho
Superintendência de Segurança
Operacional e meio Ambiente da ANP
Segundo Daniela Goñi Coelho, da Superintendência de Segurança Operacional e meio Ambiente, “A metodologia APICE foi utilizada em uma investigação conduzida pela ANP, relativa a acidente ocorrido em plataforma de petróleo e isso ajudou a Agência a realizar a investigação de forma estruturada, obtendo dessa maneira um produto final de maior qualidade e com a otimização dos recursos empregados.”
O resultado alcançado foi, segundo Daniela, o seguinte:
“A Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente possui diversas atribuições, dentre as quais a realização de investigação própria de acidentes relevantes ocorridos nas atividades de Exploração e Produção. As investigações realizadas pela ANP têm por principal finalidade descobrir as causas raiz relacionadas a falhas no sistema de gestão da operadora que propiciaram a ocorrência do acidente e formular recomendações, de caráter mandatório, que tratem as causas raiz, visando evitar a recorrência de acidentes semelhantes.
Dessa maneira, a realização de investigações completas e que consigam chegar nas causas raiz e formular recomendações pertinentes é considerada uma ferramenta importante para a garantia de uma indústria segura.”
Segue testemunhal dela sobre nosso produto:
“A Metodologia APICE está totalmente alinhada aos conceitos preconizados pela ANP em seu Regulamento Técnico do Sistema de Gestão de Segurança Operacional que os incidentes ocorridos em instalações marítimas de perfuração e produção de petróleo e gás natural devem ser investigados com foco a implementação de ações que visem impedir ou minimizar a possibilidade de recorrência dos mesmos.”
Bruno Belchior de Abreu
Gerente de QEHS/ QEHS Manager
“A metodologia APICE é um método de fácil entendimento, completo e muito eficaz.
Aborda todos os conceitos e requisitos obrigatórios numa investigação de eventos indesejáveis e não se apresenta de forma cansativa ou complexa. O material utilizado nos treinamentos foi muito bem elaborado.
Percebe-se uma atenção e cuidado especial, por parte dos elaboradores deste material, em criar algo que seja bastante didático, claro e objetivo.”
Bruno Campos
Gerente de QSMS
"Através da Metodologia APICE revisamos todos os nossos processos e procedimentos relacionados a investigação de incidentes. Alteramos nossa metodologia de entrevistas e começamos a utilizar a formulação proposta pela APICE para determinação de causas e definições de ações. Entendemos que a principal contribuição se deu no melhoramento da forma de se investigar e tratar incidentes. Além disso, foi possível outras áreas utilizarem parte do aprendizado adquirido no treinamento para análise de problemas em geral. Para a ENGELMIG o investimento foi bastante útil, pois possibilitou que fossem revisitados e revisados processos e procedimentos de investigação de incidentes. A aplicação da Metodologia APICE foi imediata, por inacreditável coincidência, dois dias depois do curso, pudemos colocá-la em prática na investigação de um grave acidente ocorrido em nossas operações. O bom material e o ótimo nível dos instrutores foram fundamentais para um melhor aproveitamento e compreensão da metodologia.”
Marcio Pastori
Gerente Corporativo de QSMS
"A metodologia Ápice disciplinou o processo de investigação de perdas, padronizou a identificação de causas raiz e definição de ações corretivas e preventivas de forma e evitar a recorrência de eventos indesejados.
Contribui de forma efetiva na capacitação da equipe no método, identificação das principais causas raiz de eventos principalmente os de alto potencial"
"...a aplicação do método Ápice contribuiu para a manutenção da imagem da empresa, evitou desgastes com o cliente e com as partes interessadas e evitou custos adicionais de remediação por perdas reais e potencias."
"A principal contribuição foi a redução de perdas principalmente a relacionada a saúde e a segurança do pessoal da empresa."
"O método é bastante consistente e o material apresentado ajuda bastante no sentido de facilitar a aplicação das etapas da metodologia e dessa forma chegar as causas raiz. O treinamento realizado é de alta qualidade com instrutores gabaritados e competentes e com muita experiência no assunto de investigação de perdas. Podemos afirmar que, após a introdução deste método, a empresa entrou em outro nível de tratamento de eventos com perdas obtendo resultados expressivos de segurança, saúde e meio ambiente."
Jefferson
Engenheiro da PRIO
Paulo Henrique
Agente de Segurança
de Voo (ASV)
Kleber Rangel
Agente de Segurança
de Voo (ASV)